Blog Widget by LinkWithin

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

As usinas Nucleares em Angra

Angra dos Reis, abriga a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, onde estão as três usinas do complexo, que são de responsabilidade da Eletronuclear, subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás). Construída numa bela enseada batizada pelos índios que vivíam na região com o nome de "Itaorna" que em tupi-guarani quer dizer "pedra-podre", provavelmente devido aos comuns deslizamentos de terra que ocorrem em toda região no período das chuvas.

O ProgramaNuclear Brasileiro foi implantado nas décadas de 60 e 70, período da ditadura. A água do mar é utilizada para resfriamento do reator sendo uma preocupação constante das entidades defensoras da ecologia. É que a água do mar usada para resfriar o reator das Usinas, apesar de não oferecerem perigo de contaminação radioativa, aquece em alguns graus a água de uma grande região em volta de Itaorna. Isto estaria afetando o ecossistema do local.

Praia Brava
Com areia fina e branca, a Praia Brava, é uma praia muito procurada por por surfistas de boa parte do litoral sul fluminense. Está localizada no km 524 da rodovia Rio-Santos, e seu acesso é feito através a vila residencial da Eletronuclear. Para chegar, atravesse a vila residencial da Eletronuclear (Usina Nuclear de Angra), com a devida autorização na entrada. O local possui boa estrutura, pois é próximo à vila, com dois estacionamentos, sorveterias, bares, restaurantes, clubes e supermercado.

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP