Blog Widget by LinkWithin

quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Mata Atântica em Angra dos Reis

O RJ já foi quase 100% coberto pela Mata Atlântica e hoje há apenas 17% de espécies remanescentes. A Mata Atlântica caracteriza-se por possuir camadas de vegetação claramente definidas e, por isso, foi chamada pelo explorador alemão Alexander von Humbolt como uma "floresta sobre uma floresta".
Isso porque as árvores mais altas, que variam entre 30 e 60 m de altura, têm o tronco liso e se ramificam bem no alto para formar as copas, formando uma massa de folhas e galhos que barra a passagem do sol.
A Mata Atlântica companhava o litoral do país do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regiões meridional e nordeste). Nas regiões Sul e Sudeste chegava até Argentina e Paraguai. Cobria importantes trechos de serras e escarpas do Planalto Brasileiro, e era contínua com a Floresta Amazônica. Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrência e importância na América do Sul, em especial no Brasil.

Em Angra dos Reis, ainda encontramos cerca de 90% do território municipal recoberto por Mata Atlântica, sendo que a maior parte é do tipo continental e uma pequena parte do tipo insular. A vegetação de Mata Atlântica que recobre as ilhas, é aquela que chamamos de Mata Atlântica insular.

A diferença entre a Mata Atlântica continental e a insular, está na diversidade específica, quando diversas espécies tem ocorrência localizada em função de fatores ecológicos, típicos do continente ou das ilhas.


Mata Atlântica insular

A Ilha Grande possui vegetação constituída pela Mata Atlântica e está localizada na chamada Zona Costeira. Por essas duas situações geográficas, podemos ter consciência da grande diversidade biológica, que existe em seu ecossistema: uma área insular constituída por florestas, costões, praias, rios, lagoas, restingas, manguezais etc., sem mencionar ainda a variedade de sua fauna.

A Mata Atlântica envolve diversos tipos de ecossistemas que abrigam uma infinidade de espécies animais e vegetais. Este pequeno quadro ambiental apresentado da Ilha Grande evidencia a importância que é conservar sua vida natural.
(http://www.ilhagrande.org/Mata-Atlantica)
jacutinga - credito foto (viarural.com)
angra.rj.gov.br

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP