Blog Widget by LinkWithin

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, uma conquista popular

Construída em 1824, até 1985 era de propriedade particular, embora já sendo utilizada para atividades culturais.

O sobrado, construído em 1824, foi reivindicado pela comunidade para ser um espaço a serviço dos segmentos culturais.

A população se mobilizou em vigília, na década de 80, para evitar que o prédio fosse demolido pelo antigo dono. Em 1985, depois de ser desapropriado pelo então prefeito João Luiz Gibrail Rocha, e tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico Cultural (INEPAC), o prédio passou a ser oficialmente a Casa de Cultura de Angra dos Reis.

Em 2005, entrou em reforma, resgatando suas características originais de pintura, incorporando elevadores para deficientes físicos, climatização, iluminação especial, e toda infra-estrutura que conjugou o charme de um prédio histórico de valor cultural incomensurável, com a funcionalidade dos projetos contemporâneos.

Foi reinaugurada no dia 25 de agosto de 2006, com a exposição “A Cultura Angrense do Século XVII ao XXI”, recebendo em setembro a exposição “Santos Dumont e o Mais Pesado que o Ar”, contando a saga de nosso maior aviador. As duas exposições alcançaram a marca de mais de sete mil visitantes. A Casa resgatou seus objetivos como espaço cultural, entre eles, promover a formação e capacitação de artistas angrenses, resgatar as tradições culturais, o acervo histórico e biográfico cultural do Município.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, que hoje completa 24 anos, abriga, no térreo, exposições semanais, e o Ateneu Angrense de Letras e Artes, entidade que procura desenvolver, apoiar e promover a cultura na região.

Fonte: www.angra.gov.br

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP