Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, uma conquista popular
Construída em 1824, até 1985 era de propriedade particular, embora já sendo utilizada para atividades culturais.O sobrado, construído em 1824, foi reivindicado pela comunidade para ser um espaço a serviço dos segmentos culturais.
A população se mobilizou em vigília, na década de 80, para evitar que o prédio fosse demolido pelo antigo dono. Em 1985, depois de ser desapropriado pelo então prefeito João Luiz Gibrail Rocha, e tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico Cultural (INEPAC), o prédio passou a ser oficialmente a Casa de Cultura de Angra dos Reis.
Em 2005, entrou em reforma, resgatando suas características originais de pintura, incorporando elevadores para deficientes físicos, climatização, iluminação especial, e toda infra-estrutura que conjugou o charme de um prédio histórico de valor cultural incomensurável, com a funcionalidade dos projetos contemporâneos.
Foi reinaugurada no dia 25 de agosto de 2006, com a exposição “A Cultura Angrense do Século XVII ao XXI”, recebendo em setembro a exposição “Santos Dumont e o Mais Pesado que o Ar”, contando a saga de nosso maior aviador. As duas exposições alcançaram a marca de mais de sete mil visitantes. A Casa resgatou seus objetivos como espaço cultural, entre eles, promover a formação e capacitação de artistas angrenses, resgatar as tradições culturais, o acervo histórico e biográfico cultural do Município.
A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, que hoje completa 24 anos, abriga, no térreo, exposições semanais, e o Ateneu Angrense de Letras e Artes, entidade que procura desenvolver, apoiar e promover a cultura na região.
Fonte: www.angra.gov.br
Fonte: www.angra.gov.br













0 comentários:
Postar um comentário