Blog Widget by LinkWithin

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exercício do Plano de Emergência das Usinas Nucleares de Angra dos Reis


O Exercício Geral do Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), onde estão as usinas Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear, em Angra dos Reis (RJ), será realizado hoje, dia 22 de outubro.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) é o responsável pela oordenação do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). A organização detalhada das ações foi realizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR). O comitê reúne representantes da Eletronuclear, Cnen, Prefeitura de Angra dos Reis, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

Tendo como cenário "a simulação de um acidente em Angra 1", permitirá avaliar a eficácia do plano, identificar possíveis pontos vulneráveis e aperfeiçoá-los. Mesmo baseado em uma situação fictícia, o exercício é uma megaoperação que envolve entidades civis e militares e a população da região.

O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente, a contaminação de um funcionário da usina e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Os moradores dessas comunidades assistiram, durante os meses de setembro e outubro, a um ciclo de palestras sobre o Exercício. Eles foram convidados e participarão voluntariamente das ações do dia 22. Saiba mais sobre esta operação, acessando o arquivo anexado:  Simulação do Plano de Emergência da Central Nuclear de Angra - 10/2009 PDF ( 17.36 KB )
Fonte: Eletronuclear

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP