Blog Widget by LinkWithin

domingo, 4 de abril de 2010

Angra comemora festa religiosa

Segunda-feira após a Páscoa, a cidade é acordada com banda de música na rua. É a alvorada anunciando a festa de São Benedito.
A secular Festa de São Benedito é uma das mais bonitas manifestações religiosas de Angra dos Reis. O santo é considerado o segundo padroeiro da cidade.
A festa teve seu início com a tradicional devoção a São Benedito, trazida da África pelos negros escravos. Diz a história que os donos dos escravos (fazendeiros da região) vinham passar a Semana Santa na cidade e traziam com eles os escravos. Depois do Domingo de Páscoa, os donos davam a segunda-feira como folga para os escravos, e eles aproveitavam o dia para fazer a festa em devoção ao santo querido e também para se divertir. Então preparavam tablados para as danças, como o jongo, armavam pau de sebo, onde seus patrões colocavam uma nota (dinheiro) que eles, com muita dificuldade, tentavam apanhar e faziam suas preces.

O festejo, que tem quermesse , banda de música, missas, procissões e coroação do rei e da rainha, figuras folclóricas soberanas da festa, que é uma tradição secular da Irmandade de São Benedito, realizadora do evento. A  procissão é dia 5/4, às 17h, saindo do convento São Bernardino.
Fonte: PMAR

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP