Blog Widget by LinkWithin

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

1º dia da Fitinha/2009

Desde ontem, 12 de novembro, o Festival Internacional de Teatro - Fita, abriu espaço para o inicio do FITINHA 2009, onde cerca de mil crianças da rede municipal de educação, diariamente,  assistirão às peças nos 11 espetáculos reservados para elas.

A peça de estréia, neste ano, “Sacy Pererê – A lenda da meia-noite”, da Cia. Teatro Lumbra de Animação, de Porto Alegre foi encenado em três horários: às 11h, às 14h e às 15h30. A parceria da Educação com a Subsecretaria de Parques e Jardim foi uma iniciativa da organização do evento para diminuir a emissão de carbono produzido durante os 24 dias de festa na cidade, através do plantio de 2 mil árvores, sendo elas espécies nativas da Mata Atlântica. O plantio está sendo realizado, preferencialmente, em áreas marginais de rios nos diversos bairros da cidade.

O transporte desses alunos está sendo realizado pela Empresa Senhor do Bonfim, que viabilizou o acesso aos ônibus pelos crachás, distribuídos previamente nas unidades escolares. Na sexta-feira, 13, será a vez das crianças das escolas da Ilha Grande e da Ilha da Gipóia, que assistirão à peça “Inventos alegres do vovô”, da Cia. Jorge Crespo, do Rio de Janeiro.

Veja a programação da Fitinha Bonecos
13 de novembro – sexta-feira – 11h, 14h e 15h30
Inventos Alegres do Vovô 
CIA. JORGE CRESPO (RIO DE JANEIRO) - Classificação etária: livre
Vovô resolveu voltar a ser criança para sempre, viver só de brincadeiras, doces e festas. Algo dará errado com o ajuste do relógio transmutador fibro-ótico-celular, provocando grande confusão e uma boa reflexão sobre este dia.

14 de novembro – sábado – 11h, 14h e 15h30
Encantadores de Histórias
CIA. CAIXA DO ELEFANTE (PORTO ALEGRE) -Classificação etária: livre
Com muita música ao vivo executada em rabecas e gaitas de oito baixos, o grupo de contadores - cantadores de histórias recriam os ambientes e personagens dos contos de Hans Christian Andersen, aproximando-as da identidade brasileira, se aproximando ao contador popular, ao cordelista e ao trovador.

15 de novembro – domingo – 11h, 14h e 15h30
Homem Voa
CIA CATIBRUM (BELO HORIZONTE) - Classificação etária: livre.
O espetáculo conta de maneira poética a vida de Santos Dumont e seu empenho em desafiar o mais pesado que o ar e conquistar a tão desejada dirigibilidade aérea. Para ilustrar essa história, o espetáculo conta com maquetes dos dirigíveis, do 14 Bis, Demoisele, Balão Brasil, etc, com bonecos de manipulação direta, teatro de sombras e projeções.

16 de novembro – segunda-feira – 11h, 14h e 15h30
Minha Favela Querida
GRUPO SORRISO FELIZ (CABO FRIO) - Classificação etária: livre.
Cenas do cotidiano de uma favela carioca são apresentadas em quadros diversificados revelando a paixão e o orgulho dos seus moradores, apesar dos problemas. As músicas compostas para o espetáculo contam a história dessas pessoas, seus conflitos e ilusões. Atritos religiosos, malandragem, polícia, futebol, sonho de criança e muito samba!

17 de novembro – terça-feira – 11h, 14h e 15h30
Pinóquio, etc e tal
TEATRO POR UM TRIZ (SÃO PAULO) - Classificação etária: livre.
Quatro marceneiros trabalham em sua oficina quando recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Lembram então de Pinóquio, o boneco construído por Gepeto e resolvem contar sua história com materiais existentes na marcenaria (pedaços de madeira e ferramentas).

18 de novembro – quarta-feira – 11h, 14h e 15h30
Cidade Azul
CIA. TRUKS (SÃO PAULO) - Classificação etária: livre.
Um menino de rua cheio de sonhos conhece uma garotinha e, juntos, vencem preconceitos, apesar da diferença social. Chamado carinhosamente de Neguinho, o menino sem sapatos e com roupas rasgadas vive em um cruzamento, cheio de veículos com as janelas fechadas, e barulho. Os carros, apressados, não percebem o menino, camuflado em seu mundo paralelo, o único refúgio onde ainda pode sonhar com algo melhor.

19 de novembro – quinta-feira – 11h, 14h e 15h30
O Anjo e a Princesa
GRUPO SOBREVENTO (SÃO PAULO) - Classificação etária: livre.
O espetáculo conta a história de um anjo-da-guarda que, logo na sua estréia na função, é incumbido de cuidar de uma vaidosa princesa. Trabalhando com delicadeza a peça aborda assuntos próprios do universo adulto, mas que também são perceptíveis às crianças.

20 de novembro – sexta-feira – 11h, 14h e 15h30
Surpresa
CIA. MANOEL KOBACHUK (CURITIBA) - Classificação etária: livre.
É um espetáculo onde pequenas histórias surgem de pequenas caixas. Absolutamente diferentes entre si, essas pequenas histórias encantam por sua graça e originalidade, onde imagens e sons conduzem o público a uma viagem de diversificadas paisagens. A magia do circo, o interior de um castelo assombrado, um conto tradicional, animais no quintal ou mesmo uma suave bailarina de caixinha de música, são algumas das situações que emergem das "caixas".

21 de novembro – sábado – 11h, 14h e 15h30
Os Meninos Verdes
FESTINECO (BRASILIA) - Classificação etária: livre.
O espetáculo mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora, que conquistam o afeto da Poeta através de suas brincadeiras, estripulias, e do exercício da imaginação e da pureza. Meninices, brincadeiras e sonhos trazem a identificação com as crianças, e brincam com a memória dos adultos.
Programação da Fitinha 2009:

22 de novembro – domingo – 11h, 14h e 15h30
O sapo que vira rei que vira sapo
BEIJA-CÉU (RIO DE JANEIRO)-Classificação etária: livre.
Uma fábula sobre o poder, onde o sapo que virou príncipe ao ganhar um beijo da princesa cria muita confusão no reino com os seus desmandos. Uma história muito divertida e bastante oportuna na época em que vivemos, onde encontramos muitos sapos como o da história no nosso caminho.

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP