Blog Widget by LinkWithin

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Angra sedia VII Seminário Estadual de Maricultura

Entre 18 e 20 de novembro Angra dos Reis estará psediando  o VII seminário estadual de maricultura, onde terão lugar debates e troca de informações entre produtores, empresários e técnicos com o apoio do Sebrae-RJ.

Segundo o Sebrae, o objetivo do seminário é "difundir novas tecnologias e  promover intercâmbio entre maricultores, instituições de ensino e pesquisa, empresas de fomento e extensão e também entre os demais segmentos da cadeia produtiva da maricultura, através de apresentações e sessões técnicas, contando com a participação de palestrantes renomados. O seminário pretende ainda, promover o debate de assuntos de interesse regional e estadual visando  o fortalecimento da atividade nos municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro".

jaconema
No último dia do evento serão feitas visitas técnicas ao projeto de piscicultura marinha na Praia de Jaconema, na Ilha Grande. O outro local a ser visitado será o laboratório de produção de sementes de vieiras do IEDBIG – Projeto Pomar.

O Projeto de Repovoamento Marinho da Baía da Ilha Grande (POMAR) é desenvolvido desde 1994 pelo IED-BIG, com o objetivo de eliminar a ameaça de extinção do coquille e fortalecer a maricultura na região. Pioneiro na Baía da Ilha Grande, atualmente o projeto está sendo replicado em sete estados do país. O POMAR também contribui com a qualidade de vida e geração de renda dos pescadores locais, fomentando o cooperativismo na área de aqüicultura (processo de produção em cativeiro). De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Eletronuclear, pelo menos 7 mil pessoas receberam cursos de capacitação e, atualmente, cerca de 500 famílias estão inseridas na atividade da maricultura. Segundo dados da empresa, nos últimos três anos foram produzidas 23 milhões de sementes. Os coquilles, ao atingirem 6 cm, são vendidos para os restaurantes dos grandes centros por R$ 2,00 a unidade.

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP