Blog Widget by LinkWithin

terça-feira, 27 de abril de 2010

Orquídeas da Ilha Grande em exposição no JBRJ

Mais de 80 orquídeas originárias da Ilha Grande são as estrelas da exposição Orquídeas no Jardim, que acontece no Jardim Botânico do Rio. Além de plantas originárias da ilha, dezenas de espécies estarão em exibição no Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 30 de abril a 2 de maio

Durante os três dias da exposição "Orquídeas no Jardim", os visitantes terão a oportunidade de apreciar a beleza de quase cinco mil flores de colecionadores de diferentes estados brasileiros. Este ano, as estrelas do evento são as plantas originárias da Ilha Grande, no litoral sul do Estado do Rio, que ocupa uma área de 193 km2 cobertos, principalmente, por Mata Atlântica. A programação traz também teatro infantil, palestras, um curso e uma oficina de cultivo.

O projeto “Levantamento das Orquídeas da Ilha Grande” em parceria com o Inea/PEIG e sob o patrocínio da San Diego County Orchid Society   e os sócios da OrquidaRio Orquidófilos Associados, vem sendo desenvolvido desde 2009. Já foram realizadas na ilha, reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, seis expedições, com visitas a diversos ecossistemas.
Para a realização do levantamento botânico de uma região é preciso percorrer os diversos ambientes nas diferentes estações do ano. Se uma planta não foi vista em flor no seu ambiente, o cultivo ex situ (fora do lugar de origem) se faz necessário. Assim, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro tornou-se o abrigo destas coleções e cerca de 80 plantas do PEIG foram incorporadas ao acervo do Orquidário, com o intuito de fornecer dados para futuras identificações, auxiliando os pesquisadores na realização de inventários. Os orquidários que participam da mostra terão ainda os tradicionais stands de vendas de plantas.
 
Programação do Evento:
Data: 30/4, 1/5 e 2/5
Horário: 10h
Oficinas de Cultivo
Data: 30/4, 1/5
Horário: 10h e 15h
Gratuito
Palestras com Sr. Reinaldo do Orquidário Paulista
Data: 30/4
Horário: 14h
Palestra sobre o Projeto Ilha Grande
Data: 1/5
Horário: 11h
Palestra sobre Ilustração Botânica com demonstração ao vivo dada pela Prof. Dulce Nascimento
Data: 1/5
Horário: 14h
Curso de Iniciação à Orquidofilia com Delfina de Araújo e Carlos Manuel de Carvalho
Local: Laboratório Social de Jardinagem
Data: 2/5
Horário: 10h às 12h30 - 1ª parte
14h30 às 17h - 2ª parte
Taxa de inscrição: R$70,00
Entrega da premiação do melhor estande
Data: 2/5
Horário: 15h

Orquídeas no Jardim
Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de 30/4 a 2/5
Horário: das 8h às 17h
Ingresso do Jardim Botânico: R$ 5,00
Entrada franca para crianças até 7 anos e portadores de necessidades especiais (com direito a um acompanhante). Meia entrada para adultos acima de 60 anos residentes no Brasil ou em outros países que fazem parte do Mercosul. Acessos pelos portões da Rua Jardim Botânico, 920 e 1008 e pela Rua Pacheco Leão, 100.

0 comentários:

Blogblogs

Redes Sociais

Counter Powered by  RedCounter

Pesquisar no blog

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP